Você sabia que, desde o inicio do ano, existe uma lei que torna obrigatória a manutenção, operação e controle de sistemas e aparelhos de ar condicionado em edifícios de uso coletivo?

Prédios públicos e de uso coletivo, como hospitais, shoppings, prédios comerciais e outros são grandes pontos de contaminação. Para se ter uma ideia, ambientes internos podem ser de 5 a 10 vezes mais contaminados que os externos. Os microorganismos do ar, além das contaminações por fungos e mofos se tornam uma ameaça à saúde.

Com isso em vista, em 2018, foi sancionada a Lei Federal 13.589, que torna obrigatória a execução de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) de sistemas e aparelhos de ar condicionado em edifícios público e de uso coletivo. A lei se aplica também a ambientes climatizados de uso restrito, tais como aqueles dos processos produtivos, laboratoriais e outros, que deverão obedecer a regulamentos específicos. Todos os estabelecimentos deverão estar regularizados, sob pena de multa, que poderá chegar a R$ 200.000,00 (duzentos mil reais).

A EcoQuest do Brasil oferece,  tanto paras as residências, quanto para os grandes empreendimentos, um amplo portfólio de soluções e tecnologias para a medição e descontaminação do ar nos ambientes interno e dos equipamentos de ar condicionado que, além de atenderem essa nova lei, trazem economia e benefícios aos ocupantes das edificações e ao meio ambiente. São tecnologias ativas e ecológicas, voltadas à contaminação do ar e de superfícies, com princípios de purificação próximos aos usados pela natureza.

Essas tecnologias possibilitam que as indústrias planejem seus sistemas de ar condicionado de maneira a obter o melhor uso deles, que reduzam a mão de obra em procedimentos de manutenção, a redução do uso de energia e, ainda, que se valham de ambientes mais limpos. Quanto antes houver o planejamento do uso de equipamentos de prevenção e cuidado, menor é a necessidade de manutenção e melhor é o funcionamento dos sistemas de condicionamento de ar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>